© 2019 Instituto Simbora Gente

NOSSO PROPÓSITO

Favorecer o desenvolvimento de pessoas questionadoras, autônomas e responsáveis, capazes de interagirem com conhecimento, refletir e viver como cidadãos, numa sociedade pluralista e em permanente transformação.

PROGRAMAS

1.
SIMBORINHA

No Simborinha Criançada são realizadas atividades diversas, como brincadeiras, viagens em família, esportes e programas culturais, em diferentes locais. O objetivo é valorizar e ampliar as relações sociais e estimular o desenvolvimento das crianças, por meio de ações cotidianas de cidadania e lazer.

2.
SIMBORINHA TEEN

O Simborinha Teen é um grupo para adolescentes de 10 a 17 anos com deficiência intelectual. São atividades diversas, como Roda Terapêutica, Criatividade Digital, teatro, programas culturais, viagens e esportes, realizadas em diferentes locais. O objetivo é conhecer e vivenciar espaços públicos, estimular e convivência e fomentar nos jovens a reflexão sobre a importância de uma participação atuante na sociedade.

3.
COMITÊ - EMPREGABILIDADE
  • Orientação Vocacional

    • Busca levantar, explorar e desenvolver pré requisitos para a vida produtiva e criar oportunidades para que os participantes possam refletir sobre a identidade vocacional e ocupacional, desenvolver autonomia, trabalhando o ajustamento pessoal, social e inclusão na comunidade.

  • Orientação profissional

    • Orientar os jovens que trabalham, para o desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades referentes ao mundo profissional.

  • Consultoria na área de Empregabilidade:

    • Suporte à empresas que têm interesse em disponibilizar vagas para pessoas com deficiência.

    • Mobilização na empresa: desmistificando a deficiência e enfatizando as possibilidades de crescimento pessoal que todo trabalhador tem.

    •  Programa de empregabilidade: acompanhamento realizado por um consultor (profissional com experiência em colocação profissional e orientação às empresas).

  • Simbora Gente Eventos

    • O Simbora Gente Eventos desenvolve um trabalho preparatório com jovens interessados que queiram atuar trabalhando em eventos como mestre de cerimônias, palestrantes, mediadores de mesas, recepcionistas e apoio em geral.

4.
CONSULTORIA ESCOLAS

Dar suporte quando necessário na inclusão social e educacional de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual.

5.
PROGRAMA SEXUALIDADE - “TECENDO AS RELAÇÕES”

Este programa tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade de jovens com deficiências intelectuais frente às questões de sexualidade, promovendo espaços para a discussão dos Direitos Humanos, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Projeto de Vida.

6.
ATENDIMENTO DE CASAIS

O Simbora Terapêutico e Atendimento de Casais tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade de jovens com deficiências intelectuais frente às questões de sexualidade e afetividade. O projeto estimula a reflexão na construção de afetos e pensamentos sobre a identidade sexual e favorece o aprimoramento de atitudes referentes à comunicação com a família e grupos sociais.

7.
SIMBORA GENTE VIAJAR

Viajar com diversão e atividades de lazer, além de promover autonomia no autocuidado, o trabalho focado numa dieta equilibrada e saudável, na organização dos pertences, no uso do dinheiro, entre outras situações do cotidiano.

SIMBORA GENTE VOLUNTURISMO
8.

É um tipo de turismo que interage com o destino em ações e intervenções voluntárias que visam ajudar diferentes grupos sociais desfavorecidos. Foge do padrão da viagem “tradicional”. O volunturista é conscientizado da fragilidade do local e buscará de alguma forma algo acrescentar ou somar algo no destino.

EQUIPE DE AT (Acompanhante terapêutico)
9.

Trabalho que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do cliente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.

 

O trabalho se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o colaborador pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma.

AÇÃO CIDADÃ
10.

Refletir sobre temas do cotidiano, posicionar-se criticamente frente a sua identidade, família, meio social, valores, direitos e deveres exercitando e fortalecendo a prática da cidadania.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
11.

Refletir sobre temas do cotidiano, posicionar-se criticamente frente a sua identidade, família, meio social, valores, direitos e deveres exercitando e fortalecendo a prática da cidadania.

RODA TERAPÊUTICA
12.

Favorecer a percepção e a compreensão dos próprios sentimentos e comportamentos dentro e fora do grupo, bem como, dos demais integrantes do grupo, possibilitando uma melhor autoconfiança.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
13.

Explorar o tema Educação Ambiental, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.

PROGRAMA MATURECER
14.

Através de um programa com vivências psicoeducativas, terapêuticas e com saídas culturais, será possível refletir e aprender sobre: “Envelhecer no Século XXI”. Público Alvo: Pessoas com Deficiência Intelectual acima de 40 anos.

O trabalho do ‘Simbora Gente Maturecer’ será pautado em ações conjuntas com as famílias e com a comunidade da qual este adulto participa.

TEATRO
15.
DANÇA
16.

Dança de Salão como prática educativa e de desenvolvimento.

JIU-JITSU
17.

Jiu Jitsu como, esporte,  prática educativa e de desenvolvimento. Equipe – SimboraGente JiuJitsu.

18.
APRENDENDO A VIVER COM AUTONOMIA

Instigar a busca por autonomia em atividades do dia-a-dia, fomentando a tomada de escolhas e de decisões em situações do cotidiano.

19.
AUTODEFENSORES - PROTAGONIZO!

Favorecer ao participante o sentimento de liderança e iniciativa, elaboração e expressão de idéias, habilidade de relacionar-se em grupo.